Você sabe quando procurar um fonoaudiólogo?

Para bebês e crianças:

Problemas no desenvolvimento da fala e da linguagem como atrasos para o aparecimento das primeiras palavras, troca de “letras” na fala ou na escrita, dificuldades de comunicação, alterações na fluência (gagueira), alterações vocais, dificuldade de compreensão e dificuldades escolares são muito comuns em crianças. Estas dificuldades podem aparecer ao longo da infância. No entanto, é importante também saber que, muito antes do aparecimento das primeiras palavras, é possível um fonoaudiólogo avaliar e atuar no processo de desenvolvimento da fala e da linguagem – isso porque muita coisa precisa acontecer antes de uma criança começar a falar e, antes mesmo de 01 ano, quando identificamos algum sinal de que algo não vai bem, podemos intervir neste momento do desenvolvimento para que possamos reverter ou minimizar atrasos maiores no desenvolvimento da criança.

Após uma avaliação, o acompanhamento é definido de acordo com cada caso, podendo ser necessário apenas uma orientação aos pais/cuidadores, ou um acompanhamento mais sistemático com uma ou mais sessões semanais.

Em geral, com crianças pequenas, os pais são incluídos no tratamento.

Sabemos que quanto antes se inicia um tratamento, melhores e mais rápidos são os resultados, por isso, se existem dúvidas ou inquietações quanto ao desenvolvimento de seu filho, procure um fonoaudiólogo.

 

Outras atuações do fonoaudiólogo – jovens, adultos e idosos:

• Saúde vocal;

• Expressividade vocal

• Como falar bem em público

• Argumentação e persuasão;

• Melhora na qualidade da escrita;

• Para adultos e estrangeiros: aperfeiçoamento da pronúncia dos fonemas da língua portuguesa;

• Para idosos com problemas decorrentes do processo de envelhecimento: alterações na audição, na voz, na memória, na atenção e na fala.

• Problemas relacionados à deglutição, à comunicação, à voz, audição e linguagem decorrentes de lesões neurológicas, tais como AVC, traumatismo crânio-encefálico (TCE) e doenças neurodegenerativas, como por exemplo: Alzheimer, Parkinson e demências.

Juliana Mori<BR>Fonoaudióloga

Juliana Mori
Fonoaudióloga

CRFa2: 12913

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
E-mail